sexta-feira, 18 de março de 2011

Junte a fome com a vontade de viajar

A delícia de hoje é bem brasileira, meu doce preferido e bem popular. Brigadeiro ou negrinho foi criado na década de 40 e até hoje esse docinho está presente nas festas de aniversários (e nas TPM).



O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes que era lover do “negrinho”. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República. O candidato conquistou um grupo de fãs em Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O sucesso do docinho foi tão grande, que as tietes de Eduardo, fizeram brigadeiros para vender e angariar fundos para candidatura.




Os ingredientes do brigadeiro são fáceis e a receita (minha especialidade) é facinha. A base leite condensado, achocolatado em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas (praticidade manda um alô). Desgrudou da panela está pronto yummy.



Esta maravilha brasileira ganhou novas formas, cores e sabores. O hit das festas infantis agora é brigadeiro de copinho e/ou de colher que nada mais é que o brigadeiro mais molinho, tem também brigadeiros com pistache, amêndoas, crocante, gourmet (é feito com chocolate derretido e não achocolatado). Além do brigadeiro branco e dos coloridos, é uma infinidade de delicias.





Quero deixar meu agradecimento para Eduardo Gomes que não ganhou a eleição, mas deixou sua patente no doce mais amado do Brasil. Viva o brigadeiro!

4 comentários:

  1. Engordei 300 quilos agora! Vontade de brigadeiro... adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Ola... eu sou uma eterna apaixonada por brigadeiro!!!! Quase um vicio!!!
    E eu fiz da minha paixão.. minha profissão! =)
    Só te deixo uma dica... faz com chocolate em pó!!! Fica muuuuuuuuuuuito melhor!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais deliciosa !! hummm.......

    ResponderExcluir
  4. engordei 2515612056 kg só de olhar...

    ResponderExcluir