Postagens

Mostrando postagens de Maio 16, 2010

Junte a fome com a vontade de viajar

Imagem
A “sexta da culinária” de hoje vamos falar sobre um prato que é apreciado á muito anos, super tradicional em Portugal, sim hoje a receita é de bolinho de bacalhau.



Comidas Típicas: Portugal

O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, já na época do descobrimento. Atualmente, o bacalhau está totalmente incorporado à cultura culinária brasileira. Todos os bons restaurantes oferecem em seu cardápio o nobre pescado, e o bolinho de bacalhau é preferência nacional nos bares e botequins.



Mas o ponto de encontro do bacalhau com a gastronomia foi na quaresma, conforme a Igreja Católica neste período não se pode comer carne vermelha. Tradicionalmente na quaresma a compra do pescado aumenta consideravelmente.



O bolinho bacalhau é conhecido em Portugal com pasteizinhos de bacalhau, muito tradicional na região é sempre acompanhado com vinho branco suave outra paixão dos portugueses. Essa especialidade gastronômica é comum tanto nos bares mais simples até nos mais renomados rest…

Istambul

Imagem
Istambul é a maior cidade da Turquia e a quinta maior do mundo. A cultura e a religião extremamente marcantes nessa região têm inúmeras mesquitas, igrejas, sinagogas e palácios históricos dignos de visitar na cidade. Apesar das fortes raízes a cidade é moderna e ampla.



Basílica de Santa Sofia

Com uma estrutura espetacular a Basílica de Santa Sofia encanta todos que a visitam pelos os pequenos detalhes internos e imponente edifício. O mais impressionante da basílica é que não é sustentada por nenhum pilar.






Palácio de Topkapı

O Palácio atualmente é divido em salas e são expostos vários objetos de ouro, prata, cerâmica, miniaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os fios da barba e a marca do pé do profeta Maomé.




Mesquita Azul

A Mesquita Azul é uma das obras-primas de Istambul do arquiteto Sinán. Está situada em frente da Basílica de Santa Sofía separadas ambas por um formoso espaço ajardinado. Umas sinfonias de mosaicos azuis deixam o interior da mesquita com uma atmosfer…

Cidade do Cabo

Imagem
Ainda estamos no clima de copa e não irá acabar tão cedo. Já falamos sobre Joanesburgo e agora uma cidade com uma baía fascinante, lindas praias, população calorosa, estamos falando da Cidade do Cabo.



Colorida, agitada e multicultural, Cidade do Cabo já conquistou um lugar no mapa dos mais badalados destinos globais. Sua fauna e flora exuberantes impressionam os visitantes, a cidade eclética proporciona os mais diversos passeios, seja na praia, na montanha, no campo ou nas vinícolas. A infraestrutura acompanha o fluxo de turistas, e a cidade se torna cada vez mais cosmopolita, com animados cafés, bares e restaurantes.



Table Mountain

É o cartão-postal da Cidade do Cabo. Para chegar ao topo da montanha, a 1.086 metros acima do nível mar, é necessário pegar um bondinho, que parte a cada 15 minutos da estação na Tafelberg Road. Ou sobe pelas inúmeras trilhas do parque nacional. Lá de cima, tem-se uma vista de 360° da cidade. Um passeio ideal para curtir a natureza exuberante.



Ilha Robb…

Junte a fome com a vontade de viajar

Imagem
A “sexta da culinária” de hoje sim, está atrasada vamos chamá-la de segunda da culinária só por hoje certo? Atrasos a parte vamos ao que interessa, com as temperaturas caindo nada melhor do que uma fondue para aquecer. Um prato de origem Suíça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina muito utilizado na Segunda Guerra Mundial com as batalhas e o inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.



A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, de Nova York, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.



Comidas Típicas: Suíça

Apesar de ter surgido de forma rústica, fondue se tornou uma comida refinada. No Brasil, esse prato é mais apreciado nas regiões Sudeste e Sul, onde restaurantes oferecem dos tradicionais tipos de queijo, de carne e de chocolate. Para os fãs dessa iguaria em Campos de Jordão tem o festival da Fondue, o evento reúne 12 restaurantes da cidade que oferecem tod…