sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Junte a fome com a vontade de viajar

Não tem como ficar sem citar a Itália nessa sexta da culinária eu tento, mas a gastronomia dessa região é imensurável e como amanhã é dia 29 o prato de hoje é o nhoque da sorte.



A lenda

“A lenda mais difundida sobre o nascimento da magia remete a algum vilarejo na velha Itália, terra natal do prato. Com diferentes variações, a maioria conta que São Pantaleão, um missionário vestido de andarilho, chegou a essa pequena vila, num dia 29, e bateu na porta de uma simplória casa. Um casal de velhinhos (às vezes transcritos como um povoado inteiro), mesmo desconfiado pela chegada repentina do andarilho, recepcionou-o e serviu o único alimento que havia na dispensa: nhoque, dividido em sete unidades para cada. Nas diferentes conclusões, uma delas conta que ao retirar a mesa, logo após a saída do missionário da casa, os velhinhos encontraram moedas de ouro embaixo do prato.” Desde então no Brasil vários restaurantes servem o nhoque da sorte todo dia 29.




Simpatia

No dia 29 de cada mês do ano deve-se colocar uma nota de dinheiro debaixo do prato de nhoque e não gasta-la até o próximo mês, comer de pé sete bolinhas. Quem segue a tradição afirma que traz sorte e prosperidade, além de todo dia 29 poder comer um prato tão delicioso como este.

Um comentário:

  1. Opa tudo bem
    Achei muito legal seu blog
    seria muito bom ter seus post em nosso agregador
    www.artmasa.com

    ResponderExcluir