Junte a fome com a vontade de viajar

A “sexta da culinária” de hoje vamos falar de uma sobremesa que virou febre nacional, estamos falando do delicioso Petit gâteau. Esse bolinho de chocolate crocante e cremoso por dentro, foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais um forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996.




Comidas Típicas: EUA


Atualmente possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas. Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações não faltam, como: calda de morango, couli de frutas vermelhas, calda de nutela, entre outros.





A denominação "petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa de modo genérico qualquer "pequeno bolo" e, portanto não faria sentido aplicar a um doce específico. Ela é absolutamente desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa já que lembram os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.




O “petit gâteau" se tornou tão popular que inspirou até concursos e competições. Os amantes do doce não passam mais necessidade, podendo encontrá-lo até nas prateleiras dos supermercados. Ninguém consegue resistir!

Comentários

  1. Que post mais feiooooo... so comida ruim kkkkk... q fome!

    ResponderExcluir
  2. Eu queroooo agoraaaaaaaaa!!!!!

    ResponderExcluir
  3. samara march, 2012

    nossa so de olhar da água na boca.
    Eu quero um de cada sabor.

    ResponderExcluir
  4. Quee deliciaa euu querooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Termina a restauração do Cristo Redentor

Holambra – Cidade das Flores