terça-feira, 26 de abril de 2011

Koninginnedag

Se você estiver de bobeira pela Europa no final do mês, dê um pulinho na Holanda para acomapanhar o "Koninginnedag", ou seja, o Dia da Rainha, celebrado todo santo 30de abril.



A data foi instituída para festejar o aniversário da Rainha-mãe Juliana e perdura graças sua filha, a atual Rainha Beatrix que associa a data à sua coroação, exatamente no dia 30 de abril de 1980 depois que a mãe abdicou ao cargo. E assim, todos os anos as ruas da cidade se vestem de laranja, com visitantes de todo o mundo e das mais variadas regiões dos Países Baixos.



A festa começa um dia antes, com a Queen's Night, animada pela música ao vivo e ao ar livre, noitadas nas discotecas e bares que ficam abertos até tarde. Pelas ruas da capital, além de súditos animados, feirinhas, paradas, manifestações esportivas, bandeiras, bailes improvisados e artistas de rua. A população participa ainda, acendendo velas nas janelas e nas vitrines. Nos canais, barcos decorados é uma atração à parte.



A novidade para 2011 é o aplicativo da festa, com o melhor da programação em Amsterdã, Roterdã, Ultrecht, Eindhoven, Breda, Tilburg, Dordrecht, Arnhem e Groningen. Prontos para Koninginnedag?

Nenhum comentário:

Postar um comentário