Curitiba ganha o maior ônibus biarticulado do mundo

A população de Curitiba, capital do Paraná, ganhou ontem o maior ônibus biarticulado do mundo, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros. Batizado de Ligeirão, o ônibus faz parte de um sistema de linhas diretas que transitam apenas nas canaletas exclusivas e fazem menos paradas que os tradicionais expressos (biarticulados vermelhos). Resultado: viagens mais rápidas.



O novo ônibus tem sinal luminoso para indicar a abertura das portas e plaquetas em braile indicando o nome da linha colocado nos braços e encostos dos bancos reservados aos portadores de deficiência, idosos e gestantes. Para combinar com a capital ecológica, importante dizer que o Ligeirão Azul opera apenas com biocombustível à base de soja, que reduz em 50% a emissão de poluentes, e dispõe de sensores que lhe garantem a prioridade nos semáforos.



O novo ônibus foi entregado no dia em que a cidade completou 318 anos e faz parte de um amplo projeto de renovação da frota curitibana, o que inclui os chamados Ligeirinhos, ônibus das Linhas Diretas que têm pontos mais distantes e não circulam em canaletas. Como os Ligeirões, também os Ligeirinhos virão com novo design e novos acessórios de conforto e segurança para o usuário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termina a restauração do Cristo Redentor

Holambra – Cidade das Flores