Museu TAM em São Carlos (SP)

A empresa TAM possui o maior Museu de aviação no mundo mantido por uma companhia aérea. Reaberto em junho de 2010 na cidade de São Carlos - SP, o Museu TAM tem 22 mil metros quadrados onde estão expostas 72 aeronaves, 31 chegaram lá ainda voando. Veja os maiores destaques:

Savoia - Marchetti SM55



Único no mundo, foi nesse avião que João Ribeiro de Barros, nascido em Jaú (SP), daí o apelido do modelo "Jahú", cruzou o Atlântico sem escalas pela primeira vez, entre os arquipélagos de Cabo Verde e Fernando de Noronha, isso aconteceu em 1927.

Supermarine Spitfire MK



Um exemplar digno da alcunha "warbirds", pássaros de guerra mundial. Por isso mesmo, tinham potência de sobra para atacar os inimigos.

Cessna 140A



Em aviões como esse, a família Amaro começou a trabalhar no setor de táxi aéreo. A aeronave exposta, cheia de assinaturas na fuzelagem (até Getúlio Vargas deixou sua marca), transportou a paulista Ada Rogato em uma travessia pelas Américas.

Messerschmitt BF 109 G-4



Outra peça intrigante. Trata-se do avião militar mais fabricado no mundo. Só desse modelo, fabricado por alemães na segunda guerra (por isso as cores pintadas na fuselagem), já foram produzidas 35 mil aeronaves. Modelos similares ainda são produzidos.

Simulador

Vale a pena agendar a aula: são apenas 15 minutos de instruções básicas para se sentir dentro da cabine de um caça F-18, em uma situação de guerra. Seu objetivo: abater a aeronave inimiga (não se preocupe, essa não é nenhuma raridade de verdade).

Comentários

  1. TENHO UM LIVRO DA ATRAVESIA DO ATLANTICO COM SACADURA CABRAL E GAGO COUTINHO ESTE LIVRO MEU TEM DESDE 1922 GOSTARIA DE DOAR UM MUSEU, MEU TELEFONE É 011 39 36 16 82 SÃO PAULO BRASIL MEU NOME VALDIMIR PEREIRA AMARANTE. OBRIGADO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Termina a restauração do Cristo Redentor

Holambra – Cidade das Flores