quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Itaipava

Um dos cinco distritos de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Com o clima agradável, vida noturna agitada, shoppings e luxuosas pousadas Itaipava é freqüentada o ano todo por visitantes das cidades vizinhas e de todo Brasil.



Itaipava é conhecida como “Vale dos Gourmets” a região produz uma infinidade de comidas diversificadas, é um paraíso para quem viaja pensando em comer e sair de noite. Nos meses de inverno os restaurantes promovem festivais de fondues, vinhos e queijos. O que deixa o distrito ainda mais concorrido.



Castelo de Itaipava

É famoso por ser uma reprodução de castelo renascentista. No seu interior, o hall com as escadarias, o teto de jacarandá é finamente trabalhado e vitrais com as armas da família Vasconcellos. Sua biblioteca, com estantes esculpidas em relevo, preserva livros raríssimos.



Palácio de Cristal

Localizado na antiga Praça da Confluência, foi construído para exposições e festas, inaugurado em 1884. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, neste local a Princesa Isabel entregou cartas de alforria aos escravos. Em uma bela festa i realizada no domingo de Páscoa de 1888.



Museu Imperial

Palácio construído em estilo neoclássico para ser residência de verão de dom Pedro II e dona Teresa Cristina. Destacam-se a coroa e o manto imperial, móveis, jóias, porcelanas e peças de arte.



Museu Santos Dumont

Casa planejada e construída pelo próprio pai da aviação para servir de residência de verão. O prédio, um chalé do tipo francês alpino, consta de três pavimentos e, não só na construção, como também nos utensílios de uso diário e mobiliário. Do lado de fora existe um mirante que servia de observatório astronômico.



Parque Cremerie

Uma das maiores Áreas verdes da cidade com 47 mil metros quadrados. Trechos de mata atlântica dividem a atenção dos visitantes, com quadras esportivas e outras opções que atraem centenas de pessoas todos os dias. O pedalinho funciona em um lago cortado por pontes e moinhos, é a atração mais requisitada pelas crianças.



Catedral São Pedro de Alcântara

Construção em estilo neogótico francês do século XVIII. O padroeiro escolhido para a Catedral foi São Pedro de Alcântara, venerado como protetor da monarquia e que fora instituído como patrono oficial do Império Brasileiro por D. Pedro I.



Itaipava traz o aconchego de uma cidadizinha pequena e ao mesmo tempo a agitação noturna das capitais. Vale à pena conhecer.

Um comentário:

  1. Vc kis diser cidadezinha ,né
    ????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir