segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Canal do Meio-dia

O Canal do Meio-dia (Canal du Midi) é um canal artificial que se localiza na região do Meio-dia, na França. É o mais antigo canal marítimo da Europa ainda em funcionamento.



Sua construção é datada sob o reino de Luis XIV. Além de ser o mais antigo canal da Europa é certamente o mais prestigiado. Ele foi idealizado e projetado (no século XVII) por Pierre-Paul Riquet, que decidira numa audaciosa aposta ligar o Mar Mediterrâneo ao Atlântico.



O canal é navegável entre o rio Garonne, na altura de Tolosa, e Sète, no mar Mediterrâneo. Sua extensão é de 240 quilômetros, permitindo a comunicação entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo, conforme o planejado; atravessando regiões como Languedogue, Aube e Minerve. Além de cidades de importância, tanto econômica quanto histórica, como Bèziers, Narbonne, Trèbes,Carcassone e Castelnaudary.



O Canal do Meio-dia atualmente funciona como turismo fluvial. Recebe em torno de 50 mil visitas por ano. Lá você pode passear a pé, de bicicleta, ou se preferir de barco (há mais de quarenta operadoras na região para se alugar um barco).

2 comentários:

  1. ACRESCENTADO NOS MEUS ROTEIROS DE VIDA. LINDO, CHIQUE E ROMÂNTICO.

    ResponderExcluir
  2. Próximas férias. É tudo o que queria fazer.

    ResponderExcluir