Junte a fome com a vontade de viajar

A “sexta da culinária” de hoje vamos falar sobre um prato que é apreciado á muito anos, super tradicional em Portugal, sim hoje a receita é de bolinho de bacalhau.



Comidas Típicas: Portugal

O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, já na época do descobrimento. Atualmente, o bacalhau está totalmente incorporado à cultura culinária brasileira. Todos os bons restaurantes oferecem em seu cardápio o nobre pescado, e o bolinho de bacalhau é preferência nacional nos bares e botequins.



Mas o ponto de encontro do bacalhau com a gastronomia foi na quaresma, conforme a Igreja Católica neste período não se pode comer carne vermelha. Tradicionalmente na quaresma a compra do pescado aumenta consideravelmente.



O bolinho bacalhau é conhecido em Portugal com pasteizinhos de bacalhau, muito tradicional na região é sempre acompanhado com vinho branco suave outra paixão dos portugueses. Essa especialidade gastronômica é comum tanto nos bares mais simples até nos mais renomados restaurantes, que garantem a receita original do bolinho. Sua receita básica consiste de uma massa, geralmente feita com batata amassada e misturada com bacalhau desfiado e ovos batidos, em Portugal ele é frito em azeite de oliva.





Mas Portugal tem deliciosas sobremesas como o famoso Pastelzinho de Belém. Inicialmente os pasteis eram conhecidos como pasteizinhos de nata. Em 1837, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerónimos os sacerdotes em uma tentativa de angariar fundos confeccionaram pasteizinhos de nata e colocaram á venda. A presença do Mosteiro e da Torre de Belém atraía inúmeros turistas que depressa se habituaram aos pastéis de Belém.



Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Os docinhos são servidos quentes polvilhados com açúcar e canela.


Comentários

  1. Aiiiiiiiii que vontade de comer bolinho de bacalhaaaaaaaau! hahahahah

    ResponderExcluir
  2. hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhai que delicia amei tudo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Termina a restauração do Cristo Redentor

Holambra – Cidade das Flores